quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Realizada Capacitação com a equipe que atuará no Programa Criança Feliz em Mangabeiras


Foi realizada, entre os dias 14 e 18 de agosto, uma capacitação com visitadores, supervisor e coordenador do Programa Criança Feliz, que terá início em São Raimundo das Mangabeiras neste mês de setembro. A capacitação foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), tendo sido ministrada por Edinalva Solino, Coordenadora Geral dos Programas Sociais da Assistência Social. Vinculado ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o programa é coordenado pela Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento humano, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

“Esta Capacitação com os Visitantes, foi o pontapé inicial para darmos concretude à implantação e funcionamento do Programa Criança Feliz em nosso município. Considero positivo o resultado inicial da Capacitação e acredito que vamos fazer um bom trabalho em prol das famílias contempladas com o Programa” avaliou Edinalva sobre a realização da capacitação.

Em São Raimundo das Mangabeiras, as ações do Programa serão executadas por quatro visitadores, que contarão com o auxílio de um coordenador e um supervisor. As atividades serão desenvolvidas através do acompanhamento residencial das famílias beneficiadas: gestantes, crianças de até 3 anos e suas famílias beneficiárias do Bolsa Família; crianças de até 6 anos e suas famílias beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada); e crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A meta é atender até 100 famílias no município.

O Programa Criança Feliz tem caráter intersetorial, envolvendo várias políticas públicas, como assistência social, educação, cultura, saúde, direitos humanos, direitos da criança e do adolescente, entre outras, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto e vida. “Trabalharemos em parceria com toda a Rede de Atendimentos das Políticas Públicas e Socioassistenciais em favor dos beneficiários do Programa Criança Feliz”, salientou Edinalva Solino.

Com a adesão a mais uma importante política pública de assistência social, a Gestão Municipal avança na garantia de mais direitos e de uma melhor qualidade de vida às famílias mangabeirenses, garantindo, ainda, a esperança de um futuro melhor às crianças que serão atendidas.