sábado, 26 de agosto de 2017

Vereadores reúnem-se com diretores da Caema em São Luís


Os vereadores de São Raimundo das Mangabeiras, Irmão Leonardo – Presidente da Câmara –, Cobra, Emir da Cerâmica e Júlio da Foto Layser estiveram reunidos nessa quinta-feira, 24 de agosto, em São Luís, com diretores da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) para tratar de questões relacionadas aos problemas de abastecimento de água no município. Participaram da reunião, o Diretor Geral de Engenharia da Caema, João Azevedo, o Gerente de Obras, José Fernando, e o Coordenador de Obras do Interior, Wanderley Cunha.

Durante o diálogo, os vereadores manifestaram preocupação com os problemas de abastecimento de água em São Raimundo das Mangabeiras, que constantemente causam transtornos à população, fizeram relato dos últimos acontecimentos envolvendo a empresa no município, como a decisão judicial que condenou a Caema a melhorar o abastecimento de água, reunião com o Ministério Público para tratar das medidas adotadas pela empresa, manifestação de moradores contra a empresa, dentre outras questões.

Os vereadores trataram ainda sobre a possibilidade da Caema assumir o abastecimento de água dos Bairros Vila Ceci, Bela Vista e Cidadão, bem como sobre a possibilidade da empresa realizar estudos sobre a viabilidade da construção de uma estação de tratamento de água (ETA) com captação no Rio Neves, próximo ao Bairro Cidadão.

Quanto à empresa assumir o abastecimentos dos bairros Vila Ceci, Bela Vista e Cidadão, os diretores levantaram a possibilidade de existir uma cooperação por parte da prefeitura, que interligaria a rede que abastece a maior parte da cidade às redes dos bairros não atendidos. Os custos com a interligação poderiam ser descontados das contas de água que a Prefeitura paga. Neste sentido, os vereadores ficaram de dialogar com o prefeito para discutir a questão.

Quanto a construção da ETA no Rio Neves, ficou acertado que a empresa enviará técnicos, até o dia 10 de setembro, para que iniciem estudo sobre a viabilidade da obra. Ficou definido também que o presidente da Caema e os diretores que participaram da reunião farão uma visita a São Raimundo das Mangabeiras, entre os dias 20 e 30 de setembro, para verificarem em loco a situação do abastecimento de água no município.

O presidente da Câmara, Vereador Irmão Leonardo, considerou a reunião bastante produtiva. “Se conseguirmos o que eles estão assegurando, será um salto muito grande na qualidade dos serviços ofertados aos mangabeirenses”, comentou. Irmão Leonardo informou ainda que os vereadores continuarão acompanhando a situação e cobrando as medidas necessárias “para que a cidade possa contar com um sistema de abastecimento de água que supra a demanda”.

Para que a reunião ocorresse, os vereadores contaram com o apoio do Deputado Estadual Stênio Rezende, que viabilizou o encontro, não podendo participar do mesmo por ter um compromisso no interior do estado. O deputado assegurou aos edis que manterá contato com o presidente da Caema sobre o andamento das soluções dos problemas em São Raimundo das Mangabeiras.

Vereadores reunidos com o Deputado Stênio Rezende.
Na viagem a São Luís, os vereadores também participaram do I Seminário de Gestores de Câmaras Municipais, com o tema "Prestação de Contas dos Gestores Municipais", na quarta-feira, 23 de agosto. O Seminário foi realizado pela Câmara Municipal de São Luís em parceria com a Procuradoria Geral de Justiça e apoio dos Tribunais de Justiça e de Contas do Maranhão (VEJA AQUI).


Leia Também:
Caema faz intervenções objetivando melhorar distribuição de água em Mangabeiras