domingo, 25 de outubro de 2015

Dia Nacional da Juventude é comemorado com caminhada em São Raimundo das Mangabeiras


A Pastoral da Juventude de São Raimundo das Mangabeiras realizou na sexta-feira, 23 de outubro, uma caminhada pelas principais ruas da cidade para lembrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ), que neste ano completou 30 anos. O evento contou com o apoio de diversas instituições, como a UMES (União Municipal dos Estudantes).

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) é comemorado, geralmente, no último domingo de outubro, mas neste ano, especialmente, teve a data de realização antecipada para que os jovens que pretendem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não sejam prejudicados.

História

No ano de 1985, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu o quarto domingo do mês de outubro para celebrar o Dia Nacional da Juventude. As pastorais da juventude eram as únicas organizadas nacionalmente.

Dessa forma, a CNBB confiou-lhes o protagonismo dessa celebração. Nas últimas décadas tem crescido visualmente outras expressões de juventude na Igreja Católica.

Assim, a partir do ano de 2011, com a criação de uma Coordenação Nacional de Jovens, o DNJ passa a ser organizado por elas.