sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Alerta sobre baixa umidade do ar inclui São Raimundo das Mangabeiras


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-AS), emitiu alerta sobre o perigo da baixa umidade relativa do ar no Maranhão até este sábado (17). São Raimundo das Mangabeiras está entre as cidades.

Ao todo, 106 municípios das regiões centro, oeste, leste e sul maranhense estão na zona de alerta para os riscos potenciais à saúde. Segundo o Inmet, a umidade pode variar entre 10% e 25% no período.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nessas condições, deve-se evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h; umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água; permanecer em locais protegidos do sol; consumir água à vontade; evitar aglomerações em ambientes fechados; e usar soro fisiológico para olhos e narinas, para evitar o ressecamento.

A baixa umidade relativa do ar e as altas temperaturas favorecem ainda a ocorrência de queimadas. Na terra indígena Arariboia, um terço da região de mata já foi consumido pelo fogo.

Veja AQUI a lista completa de municípios em alerta pela baixa umidade.

Com Informações do site G1/MA