domingo, 25 de outubro de 2015

Realizada Conferência Intermunicipal de Políticas para as Mulheres em São Raimundo das Mangabeiras



Foi realizada neste sábado, 24 de outubro, no Auditório da Câmara de Vereadores de São Raimundo das Mangabeiras, a Conferência Intermunicipal de Políticas para as Mulheres, abrangendo os seis municípios da região denominada Baixo Balsas: Benedito Leite, Loreto, Sambaíba, São Domingos do Azeitão, São Felix de Balsas e São Raimundo das Mangabeiras.

A Conferência debateu a importância de políticas públicas para as mulheres, bem como apresentou demandas para que essas políticas sejam implantadas, dentre as quais, a melhoria do atendimento de saúde, com a realização de mamografias e outros exames, e a garantia dos direitos das mulheres, através da implantação de delegacias da mulher, secretarias ou coordenadorias da mulher nos municípios.

Susan Lucena, Secretária Adjunta de Estado da Mulher, disse que a conferência foi “a mais positiva possível” e ressaltou que as mulheres que participaram do evento “passaram a conhecer um pouco mais dos seus direitos para que possam acessá-los da melhor forma possível”.

“Discutimos muito a questão da participação das mulheres nos espaços de poder. Espaços estes muito pouco acessados por nós. Infelizmente nós ocupamos apenas 10% [dos cargos], seja no parlamento seja no executivo, é uma participação muito ínfima, muito reduzida, já que nós, mulheres, no estado do Maranhão, somos 54% da população. No Brasil, nós somos 52%. Precisamos lutar cada vez mais para que nós possamos ter uma sociedade igual, em que homens e mulheres tenham atuação paritária, tenham atuação igual nos espaços de poder”, enfatizou Susan.

Marenice Lima, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Raimundo das Mangabeiras, destacou a importância das mulheres trabalhadoras rurais terem participado do evento.

“A gente considera que é um evento muito importante porque foram discutidos os direitos das mulheres, as políticas que são voltadas para as mulheres, que muitas das mulheres trabalhadoras rurais ainda não sabem, não conhecem, não tem acesso a essas políticas. A gente discutiu a questão da autonomia das mulheres, das mulheres no poder, que infelizmente a gente ainda somos muito poucas no poder legislativo e executivo, e que a gente precisa cada vez mais que as mulheres tenham esse empoderamento e participe mais da vida política do nosso Brasil, do nosso Maranhão e do nosso Município”, destacou Marenice.

Felix Resplandes, Superintendente Regional de Articulação Política de São Raimundo das Mangabeiras, que ajudou a fazer mobilização nos municípios da região, destacou que o evento atendeu as expectativas.

“Fizemos uma grande conferência, as propostas tiradas daqui servirão de objeto de cobrança para o governador, para que as mulheres possam ocupar o seu espaço, que é da sua necessidade, e fazer o equilíbrio entre os gêneros. Com a presença da Secretária Adjunta, a Susan Lucena, e a sua equipe da Secretaria de Estado Mulher, com o apoio do município, do prefeito, das secretarias municipais e também dos outros gestores municipais, nós fizemos uma grande conferência intermunicipal”, disse Felix.

A Mesa de abertura da Conferência foi composta por: Susan Lucena, Secretária Adjunta de Estado da Mulher; Professora Teresinha Brito, Secretária Municipal de Educação de São Raimundo das Mangabeiras, que representou o Prefeito Francismar Carvalho; Irmão Leonardo, vereador, Presidente da Câmara de São Raimundo das Mangabeiras; Felix Resplandes, Superintendente Regional de Articulação Política de São Raimundo das Mangabeiras, que representou Marcio Jerry, Secretário de Estado de Articulação Política; Jozivane Rodrigues, vereadora de Loreto; Angelina Costa dos Santos, Vereadora de São Domingos do Azeitão; Marenice Lima, Presidente do STTR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais) de São Raimundo das Mangabeiras; Maria Luciane Coelho de Sousa, Secretária de Finanças do STTR de Loreto; Lucimar Lima Coelho de Sousa, Diretora Regional de Educação de Balsas; Iraci Barros, Secretária de Finanças do STTR de São Domingos do Azeitão; Luziany Santos e Silva, Secretária de Cultura de Sambaíba; Maria José, Secretária de Saúde de São Raimundo das Mangabeiras; Betânia Maia, Secretária de Assistência Social de São Raimundo das Mangabeiras; e Wagner Araújo e Jean Paulo, Assessores da Regional de Articulação Política de São Raimundo das Mangabeiras.

Entre os dias 11 e 13 de novembro será realizada a 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres (4ª CEPM), em São Luís, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU) e do Conselho Estadual da Mulher (CEM-MA).



Veja mais fotos na Página do Blog no Facebook.

Foi realizada neste sábado, 24 de outubro, no Auditório da Câmara de Vereadores de São Raimundo das Mangabeiras, a...
Posted by Memórias de Mangabeiras on Domingo, 25 de outubro de 2015