sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Usuários do SUS em São Raimundo das Mangabeiras são beneficiados com cadeiras de Rodas e de banho



Foram entregues nesta quinta-feira, 22 de outubro, cadeiras de rodas e de banho a oito usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) em São Raimundo das Mangabeiras. Foram entregues sete cadeiras de rodas e três cadeiras de banho. As cadeiras fazem parte do programa de órteses e próteses do Ministério da Saúde e foram confeccionadas sob medida para cada paciente.

A entrega, realizada na Unidade Básica de Saúde Derocy Milhomem, foi feita por representantes da Secretaria de Saúde de São Raimundo das Mangabeiras, como a Secretária Maria José e a Assistente Social do NASF Conceição de Maria, e por representantes da Secretaria de Saúde de Imperatriz, o OuvidorSUS Francisco Duvalle e o assessor chefe de gabinete Robério dos Santos. Imperatriz é o município polo com o qual São Raimundo das Mangabeiras é pactuado.

A Secretária de Saúde, Maria José, disse que a entrega das cadeiras proporciona “qualidade de vida aos nossos pacientes e também aos nossos cuidadores”. Ela explicou ainda como as cadeiras chegam ao município.

“É um programa do ministério da saúde, de próteses e órteses, e nós temos a pactuação do nosso município referenciado para Imperatriz. Os nossos processos são feitos mediante as visitas dos agentes comunitários de saúde, quando eles veem a necessidade de que esse paciente realmente precisa de cadeira de rodas eles entram em contato com a equipe deles, daí passa para o núcleo de apoio à saúde da família, que é o NASF, onde nós temos a assistente social, o fisioterapeuta, o nutricionista, que vão acompanhar esse paciente, vão fazer relatórios, envia para Imperatriz e é dado entrada no processo. A gente vai continuar realizando esses processos e na proporção que forem sendo liberados por Imperatriz a gente vai entregar para os demais pacientes que precisam”, explicou.

O representante da ouvidora do SUS, Francisco Duvalle, destacou que o trabalho que culminou com a entrega das cadeiras envolveu diversas pessoas. “Vimos aqui a emoção das pessoas recebendo essas cadeiras de rodas, agradecendo o trabalho de toda a equipe, desde os agentes que estão no campo, da secretária de saúde, dos agentes de saúde, do fisioterapeuta, que cuidou das medidas, da assistente social, que é a Conceição de Maria, e do Prefeito Francismar, inclusive contamos com a presença do vereador Cobra. Nesse ato eu estou representando a ouvidoria do SUS, a pedido da Secretaria de Saúde de Imperatriz, acompanhado do assessor chefe de gabinete, que é o Robério dos Santos, e que esse material possa ser de bom uso para todos”, disse.

A assistente Social do NASF, Conceição de Maria, destacou que o trâmite para a obtenção do beneficio é demorado, uma vez que, depois de enviada a documentação, o tramite legal não depende de São Raimundo das Mangabeiras. “Tem todo um processo que é demorado. O que depende do município, e dos profissionais aqui, a gente faz, depois é a secretaria de estado através da Secretaria de Imperatriz”. As cadeiras entregues nesta quinta-feira haviam sido solicitadas em 2013 para 10 pacientes, no entanto dois deles vieram a óbito neste período e as cadeiras que vieram para eles retornaram para Imperatriz, uma vez que foram feitas sob medida.

A Dona Maria de Jesus Freira da Silva Soares, filha da beneficiária Julia Madalena da Silva, que já havia recebido a cadeira de banho, disse que ficou “muito feliz” em receber a cadeira de rodas, que a mesma ajudará na locomoção da paciente e agradeceu a todos que ajudaram no processo. “Agradeço muito a eles e a Deus”.

Pacientes que receberam as cadeiras nesta quinta-feira, 22 de outubro de 2015: José Moreira da Silva, Cicero Neves de Carvalho, Rita Sousa de Araújo, Rosa Ferreira Lima, Diego da Silva Bezerra, Júlia Madalena da Silva, Francisco de Assis Sá Silva, Gabriel Luis de Sousa. Pacientes que faleceram no decorrer do processo: Maria da Silva Leite e Basília Maria da Conceição, que chegou a ser beneficiada com a cadeira de banho.

Saiba mais sobre o programa de órteses e próteses AQUI.



Veja mais fotos na Página da Prefeitura no Facebook.