quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Aluno do IFMA de Mangabeiras recebe prêmio por pesquisa em Agropecuária


Nascido em Nova Colinas/MA, o estudante Bruno Morais teve de percorrer cerca de 130km até a cidade de São Raimundo das Mangabeiras para fazer o curso de Agropecuária integrado ao Ensino Médio no IFMA. Com os obstáculos da mudança amenizados pelo auxílio-moradia concedido no campus, ele está prestes a concluir a formação que lhe rendeu uma nova visão de mundo. Depois de fazer estágio e iniciação científica, Bruno descobriu o talento para pesquisa e foi vencedor do Prêmio Fapema 2016 na categoria Pesquisador Júnior, área de Ciências Agrárias.

O trabalho premiado buscou determinar a frequência e os fatores de risco da mastite – processo inflamatório que atinge as glândulas mamárias dos animais – em vacas leiteiras de São Raimundo das Mangabeiras. O pesquisador júnior conta que a ideia para a pesquisa surgiu de uma conversa com a sua orientadora, a médica veterinária Glenda Barros, sobre as potencialidades da região e a necessidade de desenvolvê-las por meio de pesquisa. “Percebemos que a sanidade do setor agropecuária ainda é um entrave. Por esse motivo, achamos conveniente trabalhar doenças que afetam a bovinocultura de leite no município”, explica.

Com os resultados do estudo, Bruno e sua orientadora elaboraram uma cartilha com orientações de fácil compreensão sobre boas práticas de ordenha. O material foi distribuído de forma gratuita com o objetivo de reduzir a frequência da enfermidade e melhorar a qualidade dos produtos derivados do leite. “Os resultados nos ajudaram a elaborar a cartilha com as orientações específicas para a realidade do município, já que a realidade de outras experiências nem sempre resultam em sucesso nas nossas condições econômicas e sociais”, ressalta.

Neto de agricultores familiares, Bruno deixou a zona rural de Nova Colinas com cinco anos de idade para morar na cidade. Passava as férias observando os avós cuidando dos animais e das plantas frutíferas. Para ele, isso acabou fortalecendo sua conexão com a terra e influenciando a escolha do curso de Agropecuária no IFMA. Uma escolha recompensadora. Após ter um Ensino Médio marcado pelo reconhecimento de seus estudos a nível estadual, Bruno pretende voltar para a terra natal, procurar um emprego na área de formação técnica e, em futuro próximo, cursar Medicina Veterinária. Ele revela que um de seus planos é abrir uma clínica veterinária na região.

Prestes a se tornar oficialmente técnico em Agropecuária, o estudante afirma que o Prêmio Fapema foi uma vitória não só para ele e sua orientadora, mas para todo o Campus São Raimundo das Mangabeiras. “Eu me senti muito orgulhoso por ter conseguido um prêmio ao qual me dediquei bastante para merecer, apresentando aos meus avaliadores a realidade do município e dando ênfase a uma das doenças que mais acometem os bovinos leiteiros. Todo o meu empenho e dedicação ao projeto renderam bons frutos”, comemora.