quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Secretário de Saúde de Mangabeiras participa da inauguração do Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo em Balsas


O Secretário de Saúde de São Raimundo das Mangabeiras, Adilton Costa, participou, na sexta-feira, 27, em Balsas, da inauguração do Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo, ação desenvolvida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e a Prefeitura de Balsas, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A ação beneficiará São Raimundo das Mangabeiras e os demais município da regional de Balsas.

O Secretário considera a ação importante para garantir atendimento de qualidade às mulheres da regional e elogiou a estrutura do órgão. “Tudo bem equipado, tudo muito bonito, para receber a população dos 14 municípios dessa regional. A gente fica feliz por isso, porque as nossas mulheres precisam ser bem atendidas”, analisou o secretário.

O projeto Sentinela é umas das ações resultantes de um termo de cooperação técnica entre o Estado, a OPAS e a OMS. Em Balsas, o centro irá oferecer às mulheres da região acesso a orientações e métodos contraceptivos, além de realizar o acompanhamento de casos de aborto e violência sexual. O centro funcionará na Unidade Básica de Saúde Padre Pedro Fontes de Sousa e integra as ações que vêm sendo implementadas no estado para intensificar os cuidados com o público materno infantil e fortalecer as políticas públicas voltadas para a saúde da mulher.

Com profissionais capacitados, outra proposta do centro, que será projeto piloto para a implantação de outros pelo país, é contribuir para a redução dos casos de microcefalia. No Maranhão, outro centro Sentinela funcionará na Maternidade Benedito Leite.

A busca pela melhoria da qualidade dos serviços de saúde do município é uma das preocupações da atual gestão. Com a dedicação da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que encaminhará os casos, o Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo contribuirá para dar mais qualidade de vida a mulheres mangabeirenses.