segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Reunião entre o prefeito e agricultores familiares discute ações para o Assentamento Bacuri


O Prefeito de São Raimundo das Mangabeiras, Rodrigo Coêlho, reuniu-se com moradores do Assentamento Bacuri na quinta-feira, 02 de fevereiro. Os moradores relataram ao prefeito as necessidades que o assentamento enfrenta, como melhoria das ruas e iluminação pública.

O prefeito informou que pretende buscar meios para atender as demandas apresentadas. “Faremos o que estiver ao alcance da gestão para atender essas necessidades”, comentou o prefeito.

O presidente da Associação do Assentamento Bacuri, Osmano Leôncio, considerou que a reunião importante e disse esperar que as reivindicações sejam atendidas. “O nosso prefeito está trabalhando na medida que a gente estava esperando”, comentou.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Raimundo das Mangabeiras, Marenice Lima, participou da reunião para reforçar os pedidos dos moradores e para convidar o prefeito para participar de um evento que vai debater a reforma da previdência, nos dias 16 e 17 de fevereiro, em São Luís. Ela disse que a reunião vai discutir “o impacto [da reforma da previdência] na vida de toda a categoria dos trabalhadores rurais, e também na vida dos municípios”. O evento está sendo organizado pela FETAEMA (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão).

O Gerente da AGERP na Regional de Balsas, Aldecy Pereira, também acompanhou a reunião. Ele disse que “o prefeito Rodrigo Coêlho está estabelecendo um caminho de relacionamento institucional muito bom com os munícipes que estão organizados em associações, na cooperativa e em outras instituições”.

Aldecy enfatizou que a AGERP foi convidada para reunião “para reforçar qualquer ação de assistência técnica e extensão rural, de pesquisa, para o fortalecimento da agricultura familiar”. Ele comunicou, durante a reunião, que foi aprovado, “junto à comunidade da Alemanha, o projeto da Sociobiodiversidade dos Óleos vegetais do Cerrado”, que é um dos grandes potenciais do assentamento bacuri, através do coco babaçu, bacuri e outras frutas que produzem o óleo vegetal.

A gestão municipal vai manter relacionamento de diálogo com as diversas comunidades que compõem o município, ouvindo os anseios, conhecendo os problemas e buscando soluções para os mesmos. O diálogo aberto com a sociedade é um dos preceitos do governo.